Qual é o papel de uma incorporadora?
13 jul 2022No processo de construção civil, há vários setores envolvidos para criar, desenvolver e entregar um empreendimento. Por isso, é muito comum que as pessoas confundam o papel da incorporação imobiliária com as construtoras e imobiliárias.
Sendo assim, a Inovcorp trouxe esse texto para explicar a principal função de uma incorporadora.
Continue lendo para saber mais!
O que uma incorporadora faz?
Bom, o papel principal de uma incorporadora é desenvolver novos empreendimentos, promovendo a construção para alienação total ou parcial de uma edificação composta de unidades autônomas, sejam eles residenciais ou comerciais.
Portanto, para que uma construtora possa colocar a mão na massa, a incorporadora, previamente, será responsável pela compra do terreno, concepção do produto, aprovações necessárias, desenvolvimento do projeto, comercialização das unidades e por toda a administração das empresas envolvidas no desenvolvimento do projeto.
Sendo assim, existem algumas funções principais dessa área.
Confira!
Encontrar boas oportunidades e áreas (terrenos)
Para o lançamento de um novo empreendimento, a incorporadora determinará as principais características e assim poderá buscar novos investimentos.
Para escolha do terreno, a localização e infraestrutura da região são fatores que guiam para encontrar boas oportunidades. Tudo isso tendo como base o contexto do mercado imobiliário e o público que deseja atingir.
Desenvolvimento do produto, projetos e legalização
Após aquisição do terreno, nesta etapa se define efetivamente o que será construído e incorporado ao terreno.
Isso é feito através do desenvolvimento dos projetos e sua legalização junto aos órgãos competentes para que esteja apto a ser construído e comercializado.
Administração e gestão das obras
Monitorar prazos, orçamentos, registros e supervisão fazem parte da rotina de gestão do empreendimento e das obras.
Por exemplo, aqui na Inovcorp desenvolvemos rotinas inteligentes na administração de processos de gestão e também das obras, com equipes administrativas que atuam lado a lado com nossos fornecedores, junto à empresa construtora responsável, conquistando os melhores preços, qualidade e resultado.
Bom, não é?
Venda e alienação
A incorporação também tem o papel fundamental de divulgar, atrair e vender esses empreendimentos quando eles estão na planta ou em construção.
Ou seja, desenvolver e operar o estande de vendas, cuidar das campanhas de divulgação, coletar recursos e garantir o recebimento dessas vendas para que não afete na etapa da construção, fazem parte da rotina da incorporação também.
Para esta etapa existe a atuação de uma empresa imobiliária contratada, para atuar diretamente com o comprador ou vendedor. O objetivo é dar todo o suporte necessário no processo de compra e venda da transação imobiliária.
Relacionamento com o cliente e assistência técnica
Também é uma responsabilidade da incorporadora o relacionamento com o cliente e toda assistência técnica junto aos proprietários desde a etapa da aquisição do empreendimento, respectiva entrega e pelo período de garantia pós entrega.
Portanto, a incorporadora cria oportunidades para lançamento de empreendimentos através da aquisição do terreno e desenvolvimento do projeto adequado e garante que sua estrutura, venda e administração da obra, esteja de acordo até a entrega das chaves.
Case de sucesso da Inovcorp Incorporadora
Para exemplificar, mostramos o nosso mais recente case de sucesso: Free Praça da Árvore.
O Free Praça da Árvore é um incorporação que em todas as etapas, aquisição de terreno, desenvolvimento dos projetos, localização, gestão de obras, venda e entre outros, foi pensada estrategicamente.
Com isso, a Inovcorp está entregando essa obra com apartamentos 100% vendidos antecipadamente.
Veja como ficou!
Voltar para o blog